Este site está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência ao visitante. Ao navegar, você consente com a nossa Política de Cookies e com nossa Política de Privacidade.

Cadê o infeliz que desenvolveu esta fórmula?!?! Post #4 - As Planilhas & Eu

16/nov/2021
|
Equipe Triscal

imagem destacada do artigo Cadê o infeliz que desenvolveu esta fórmula?!?! Post #4 - As Planilhas & EuSe você usa planilhas – e todo mundo usa – sabe do que estou falando! Uma das coisas mais irritantes na vida de um analista financeiro é pegar uma planilha que não foi ele que fez e ter que resolver um problema!  E isso pode ficar muito pior, dependendo da criatividade e conhecimento de quem tinha feito. Afinal, links e macros estão aí para serem usados! Este processo de transformação dos números através de várias planilhas é difícil e, cá para nós, nunca vi uma pessoa que desenvolveu esses ambientes de cálculo e que se preocupou em documentar detalhadamente o que fez, pensando no pobre coitado que herdaria o pepino.

Em um ambiente consolidado de planejamento, as principais regras de cálculo podem ser feitas para que todos as utilizem de forma centralizada. Além da vantagem em relação à documentação, o que talvez seja mais importante é a padronização em relação ao entendimento dos números. Desta forma, não existe, por exemplo, uma fórmula de receita liquida que considere impostos indiretos e outra não… Isso facilita bastante a conversa entre as áreas e diminui a perda de tempo com discussões infindáveis de qual número está certo (o meu ou o seu?).  Viu vantagem?

Acompanhe outros artigos desta série:

Post #3: Deixa comigo… te pego no cafezinho.

Post #5: Se ganhar na Mega Sena me livro delas!!

 

Mais informações:  Planejamento Financeiro

imagem avatar fale conosco

Clique e fale conosco!