Este website está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência ao visitante.

Ao navegar em nosso site, você consente com a utilização de cookies e com nossa Política de Privacidade.

Artigo: Como escolher a melhor solução de CRM?

  • Home
  • Blog
  • Como escolher a melhor solução de CRM?

2013

23/jun

img Como escolher a melhor solução de CRM?Venho trabalhando com soluções de software e como fornecedor de muitas delas por um longo tempo.  Tanto tempo que é melhor não mencionar.

Tenho visto os fornecedores passando boa parte do tempo dizendo que seus produtos são melhores do que os do concorrente.

O fato é que não existe uma solução melhor que outra.  Tirando algumas particularidades ou pequenas diferenças, boa parte das soluções de CRM que são líderes no mercado tem as funcionalidades básicas que os usuários precisam para se relacionar com seus clientes na área de vendas ou no call center.

Institutos de pesquisa fazem avaliação dos principais softwares do mercado e baseiam seus resultados em tamanho da empresa, referências, evolução do produto e visão do futuro.

O que faz a diferença então num projeto?  Por que alguns são um sucesso e outros um fracasso?

Existem alguns pontos importantes na hora de escolher o fornecedor:

  • defina o que é importante, essencial e o que é desejável.  O que é crítico para você?  Alguma tecnologia?  Integração com ERP?  CTI?  Mídias sociais?  Controle de indicadores e SLA?  Flexibilidade para criar seus relatórios?;
  • defina os seus processos.  Se eles não existem, é hora de criá-los. Não existe mágica e qualquer solução escolhida não vai resolver seu problema sem que seus processos estejam estruturados e desta forma possam ser refletidos na aplicação;
  • analise qual fornecedor está alinhado com seus objetivos e comprometido com seu projeto;
  • avalie os custos das soluções.  Atualmente este talvez seja um dos itens mais difíceis porque por mais que todas as soluções utilizem como métricas o número de usuários, existem outras variáveis envolvidas no custo como storage, servidores, rede, outros módulos, integrações…  Este tema é abordado num outro post no blog.

Entenda que o sucesso do projeto não depende somente do software escolhido, mas também do contratante e do implementador da solução.  É um trabalho conjunto.

Andre Portella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Download de arquivo

* Nome e E-mail são obrigatórios.