No final de março estive em Las Vegas num evento da IBM sobre soluções de marketing e machine learning. A IBM lançou o Watson Campaign Automation, incorporando nas soluções de marketing do Watson. Watson é a solução de machine learning da IBM ou inteligência cognitiva.
Mas como isto pode ajudar os profissionais de marketing?
Como montar uma biblioteca de imagens e arquivos e classificá-los por palavras chaves para facilitar a pesquisa? O Watson faz isto sozinho analisando as imagens e texto.
Como acelerar a definição de réguas de relacionamento? Você pode ir falando o que quer e o Watson faz para você.
Como personalizar ofertas em tempo real para os clientes? O Watson pode te ajudar a entender o comportamento do cliente e identificar a melhor oferta.
Como segmentar os meus clientes para ter melhores resultados? O Watson pode te ajudar nisto também.
O Watson faz muita coisa, mas além dele, foram apresentadas outras soluções que ajudam o dia dia do profissional de marketing.
Como comparar diversas jornadas de clientes e entender qual a melhor? Qual a que dá o melhor resultado no menor tempo?
As soluções de analytics da IBM entregam métricas que te ajudam a tomar decisões e gastar o dinheiro da melhor forma, no canal correto.
A plataforma UBX da IBM é aberta para integração com outras soluções e a quantidade de produtos homologados é bem grande, incluindo soluções de social login, DMP e muito mais.
Conhecimento e personalização são o futuro e as tecnologias estão aí para ajudar as empresas a ouvirem seus clientes, aprenderem e entenderem o que eles querem.
Acumular uma montanha de dados não serve para nada se não conseguirmos transformar dados em informação, identificar padrões, entender o contexto, o canal certo, a hora certa…
O Watson chegou para ficar e o marketing nunca mais será o mesmo.