Depende. Essa seria a resposta que deveria ouvir… O “depende” aqui não é ficar em cima do muro; significa que é necessário ter várias informações para tomar essa decisão. Um bom começo é se fazer duas perguntas básicas:
- Que problemas de negócio espero resolver com essa migração?
- Que melhorias posso trazer para o negócio com o Fabric?
O Fabric é um conjunto de serviços (que podem ou não serem utilizados) para entregar uma solução de Lakehouse de forma abrangente. Então, o primeiro passo é se informar para que se possa entender os benefícios e desafios deste ambiente.
Tecnicamente, você pode estar pensando em modernizar seu ambiente de Analytics, ter a possibilidade de utilizar IA, montar um Lakehouse, utilizar Spark etc… mas todas essas iniciativas devem estar embasadas com as respostas que deu para as perguntas acima.
Se o seu ambiente atual é SQL Server e SSIS/T-SQL, saiba que possivelmente poderá aproveitar bastante coisa na migração para o Warehouse… embora não seja uma migração direta, é bem facilitada.
É importante ressaltar que nem sempre a solução para o seu problema está na migração da tecnologia, por isso o “depende” da primeira resposta faz tanto sentido. Cada caso precisa ser analisado com cuidado para não incorrer em desperdício de tempo e dinheiro. Um bom exemplo deste caso seria o de problemas de performance no Power BI.
Vamos abraçar as novas tecnologias sempre com foco em resultado! Caso precise de ajuda, conte conosco.